Não sei você, mas eu sou daquelas pessoas que amam móveis de madeira e que dariam tudo para ter uma casa no campo num estilo bem rústico! Móveis de madeira dão um ar acolhedor à casa e geralmente remetem a recordações de infância – muito boas! Isso porque a madeira tem uma durabilidade muito maior que outros materiais permitindo que o mesmo móvel perdure por anos a fio.
Mas, para que isso de fato aconteça, é preciso tomar alguns cuidados na hora de limpar a madeira, bem como na hora de escolher o local onde disponibilizar os móveis. A seguir, veja oito dicas para fazer durar seus móveis de madeira por muito mais tempo:
A fim de que durem mais, não exponha os móveis de madeira e as peças estofadas aos raios solares. Os raios ultravioleta desbotam e danificam a madeira e o tecido.
Evite colocar bons móveis em lugares muito úmidos, muito secos ou próximos de aquecedores e lareiras. Se a umidade é alta, a madeira se expande, mas, sob a ação mais intensa do calor, a madeira pode rachar.
Proteja as superfícies de madeira do calor e de líquidos com descansos de copos, jogos americanos e descansos para pratos. Para remover queimaduras de cigarro, experimente esfregar um pouco de pasta de dentes.
Comece a limpeza tirando o pó com um pano ligeiramente úmido. Se aplicar lustrador em madeira empoeirada, poderá danificar a superfície.
Limpe a madeira, se necessário, com um sabão suave e água. Para madeira não envernizada ou outros tipos de acabamento diferentes de poliuretano, use apenas a espuma do sabão em esponja ou pano quase seco.
Para limpar e tratar superfícies sem ou com pouco verniz, use um lustrador feito de quantidades iguais de azeite de oliva (ou óleo de linhaça) e vinagre branco misturadas com algumas gotas de óleo essencial. Aplique com um pano macio.
Para limpar pinho cru, use água fria e sabão, pois a água quente pode amarelá-lo. Para remover manchas de gordura, esfregue com lixa fina e limpe com um pano úmido.
Um acabamento de verniz brilhante é suscetível a danos por calor e por todos os solventes, até mesmo a água. Limpe a superfície cuidadosamente com um pano quase seco. Se precisar lustrar, use apenas a cera virgem de abelhas, trabalhando na direção do veio.